segunda-feira, junho 30, 2014

2 de Julho Apresentação do livro "Call Centers, Trabalho, Domesticação, Resistências"

APRESENTAÇÃO DO LIVRO 
"Call Centers, Trabalho, Domesticação, Resistências" de João Carlos Louçã.

Apresentação seguida de Debate com a presença de João Carlos Louçã (Autor) e de Raquel Varela (Historiadora)


Dia 2 de Julho às 21h30  
Espaço Fontenova
Rua Dr. Sousa Gomes,11 – Setúbal

A investigação realizada por João Carlos Louçã dá-nos conta essencialmente das consequências deste tipo de situações para os trabalhadores, através da observação das formas de intensificação do trabalho e de gestão (controlo) da mão-de-obra, bem como das formas de resistência por parte dos trabalhadores. A sua análise detalhada permite-nos concluir por uma regressão das formas de trabalho, em que os direitos sociais associados ao trabalho são cada vez menos uma realidade. (...)


Inês Fonseca

Serão estes trabalhadores e trabalhadoras de call center exemplo de “proletarização” da modernidade? Até que ponto os call centers serão as novas fábricas do século XXI remetendo os trabalhadores destes serviços a uma existência na base da pirâmide social? Serão as novas técnicas de gestão de recursos humanos e de organização do trabalho em call centers equivalentes atuais das teorias de Ford e Taylor no início do processo de produção em massa das sociedades industriais do início do século passado?
Questões que poderão sempre obter respostas a vários níveis, mais ou menos convergentes, mas que não poderão nunca deixar de tomar em consideração os homens e as mulheres que desta maneira vendem a sua força de trabalho, as consequências para as suas vidas na continuidade e divergência entre estes dois períodos históricos. (...)


João Carlos Louçã


Evento no Facebook: https:// https://www.facebook.com/events/326988880789408/

Sem comentários: