quinta-feira, agosto 06, 2015

2 de Setembro

Quarta-feira | 22h | Fórum Municipal Luísa Todi
NÃO_CORPO (Estreia)> Tiago Bôto e Wagner Borges | Vencedores MAISFESTA 2014
M/16 anos – Duração aprox.: 80 minutos
Existe uma equação masculina e feminina, tocante de vaidade em que a dor é imponderável.
O corpo duplo, o autêntico ou o seu reflexo.
Entretenimento de alternâncias, ficção na invenção de um cadáver duplo, seu e de uma imagem no espelho, na impossibilidade de.
A comunhão. Corpo.
Língua, corpo na voz, a língua do corpo.
O limite da coabitação na expressão universal de um dilacerante destino para a Humanidade.
Procura-se a lógica dos acontecimentos.
Onde começa a fantasia e acaba a realidade?
A perda da confiança.
Como eliminamos as palavras já pronunciadas na memória do corpo?
Elas resistirão, argumentando sobre a verdade.
Sobre a mentira. Sobre a dúvida. Sobre o amor.

Tiago Bôto e Wagner Borges venceram no ano passado, a secção «MAIS FESTA» com o espectáculo «da Inutilidade», a partir de Heiner Müller.
Posteriormente, esteve em cena no Teatro da Trindade e no Ciclo Try Better, Fail Better’15 | Teatro da Garagem | Taborda, em Lisboa, onde também estrearam «Depois de, cair» a partir de Amos Oz.
«NÃO_CORPO» a partir de René Crevel é a terceira criação em conjunto.

Texto: a partir de René Crevel, de Tiago Bôto e Wagner Borges | Interpretação: Mia Farr, Tiago Bôto e Wagner Borges | Participação em Vídeo: São José Correia | Design de Luz e Operação: Alexandre Costa | Apoios: Escola de Mulheres-Oficina de Teatro; Teatro Praga; Comuna-Teatro de Pesquisa; Junta de Freguesia da Penha de França; Escola «o Botãozinho» | Carcavelos | Agradecimentos: Paula Cunha, Teresa Borges e Isabel Andrade.


Quarta-feira | 23h30 | Casa da Cultura – Café das Artes / Pátio Dimas

MOSTRA DE CURTAS-METRAGENS > Experimentáculo Associação | Entrada livre

M/12 anos – Duração aprox.: 60 minutos
Desde 2010 que a Experimentáculo é responsável pelo workshop de Cinema na Semana Internacional do Estudante de Belgrado - ISWiB. Nesta edição, os formadores foram os realizadores Pedro Augusto Almeida e Amadeu Pena da Silva, que durante uma semana coordenaram três curtas com duas dezenas de participantes sem qualquer formação na área. Nesta Festa do Teatro não só apresentamos o resultado dessa formação, como os trabalhos desenvolvidos pelos dois autores, assim como a ante-estreia do último trabalho de Pedro Augusto Almeida, que foi produzido pela Experimentáculo. Com a presença dos realizadores.

- “The Unexpected Smile - 2015 (4m.)
- Alex & Me - 2015 (2m.)
- Side of Life - 2015 (4m.)
Trabalhos coordenados e realizados durante a Semana Internacional do Estudante de Belgrado, na Sérvia, em Julho de 2015, por participantes sem formação na área. Pedro Augusto Almeida e Amadeu Pena da Silva foram os formadores.

- O Milagre - 2011 (10m.)
"O Milagre" é a primeira curta-metragem assinada por Amadeu Pena da Silva. Realizado numa aldeia do Douro, conta a história de um vendedor de peixe, Cristo, que é confundido por uma menina com Jesus. Foi finalista do Prémio Zon e passou por vários festivais nacionais.

- "O Passo Que Falta" - 2013 (14m.)
O Borderline foi um projecto internacional, ao abrigo da Capital da Cultura em Guimarães, que levou vários jovens realizadores em viagem pelas estradas europeias por três semanas. Durante esse período, Pedro Augusto Almeida e Amadeu Pena da Silva realizaram esta curta sobre a emigração e sobre a multiculturalidade.

- "Prefiro Não Dizer" - 2015 (11m.) - ANTE ESTREIA
Depois de "Por Aqui Nada de Novo", em 2014, Pedro Augusto Almeida apresenta o seu novo trabalho, novamente com produção da Experimentáculo. "Prefiro Não Dizer" volta a ser filmado num bairro social de Espinho e é uma espécie de sequela do anterior, numa história sobre a juventude do bairro.

Pedro Augusto Almeida é um jovem realizador setubalense, que começou a assinar as suas próprias curtas-metragens no ano passado. Fez a sua formação em solo nacional e desenvolveu projectos em vários pontos do globo, da Sérvia à Turquia. Amadeu Pena da Silva, natural do Porto, tem realizado e produzido trabalhos desde 2011, quando se estreou com "O Milagre". O seu percurso profissional tem-no levado de Portugal a vários outros países.

Sem comentários: