segunda-feira, agosto 10, 2015

22 de Agosto

Sábado | 16h00 | Casa da Cultura - Café Sala José Afonso
LANÇAMENTO DE LIVRO > “Teatro” de Lucianno Maza com Leitura Encenada | Entrada livre
Lançamento do livro “Teatro” de Lucianno Maza, dramaturgo, encenador, crítico e curador teatral, pela primeira vez em Portugal. O livro, já editado no Brasil, reunirá os seguintes textos dramáticos: “Carne Viva”, a ser estreada no Festival; “Três T3mpos; “No meio do Caminho”; ”A Memória dos Meninos”; e, “Temporal”. Textos que, de alguma forma, lidam com os temas da memória-lembrança e da dor compartilhada entre amantes, desconhecidos, família ou em solidão.
A apresentação será levada a cabo por Luísa Monteiro (investigadora na área de literatura, escritora e encenadora). A leitura encenada contará com a direcção de Paulo Lage e a participação dos actores Cátia Terrinca, Guilherme Barroso, Sofia Baessa e Tiago Castro.


Sábado | 22h | Parque do Bonfim
Loa, Xácara e Bugiganga > Teatro das Beiras
M/3 anos – Duração aprox.: 55 minutos
Um teatro de todos os tempos.
A extensa obra teatral de Calderón de la Barca (1600-1681) é um legado cultural inalienável da humanidade e constitui ainda hoje um “material“ cénico motivador e inspirador, ocupando permanentemente um espaço peculiar na criação teatral contemporânea.
Calderón é seguramente um dos dramaturgos do Século de Ouro espanhol que mais destacadamente influenciou e contribuiu para a edificação da cultura europeia. Os géneros “maiores” como os dramas de honra ou os autos sacramentais, não ocultam a identificação deste genial dramaturgo com o chamado “teatro menor” ou “teatro breve”, donde retirámos os textos que estruturam este espectáculo; “As carnavalescas” e “As visões da morte”.
O teatro como festa, a “irracionalidade abstracta” onde o carácter sério das comédias mitológicas e autos sacramentais contrastam com a escrita de um teatro social, habitado por personagens do tipo popular que povoam as loas, xácaras e entremezes.
A festa burlesca, o riso, a censura, o mundo ao contrário, os rituais carnavalescos nos limites da transgressão; o teatro por dentro do teatro.

Encenação: Gil Salgueiro Nave | Cenários e figurinos: Luís Mouro | Desenho de luz: Jay Collin | Interpretação: Adriana Pais, Celso Pedro, Marco Ferreira, Miguel Telmo e Sónia Botelho.


Sábado | 23h30 | Casa da Cultura - Café das Artes /Pátio do Dimas
STAND UP > Pedro Luzindro
M/16 anosDuração aprox.: 60 minutos
“Entre o Estado e a Parede”
Poderá o stand-up ser político? Deve!
Terei soluções para os nossos problemas?
Não!
Deverão aparecer no meu espectáculo?
Sim!
(Prometo galhofa da boa)

Formado em teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema, tem desenvolvido trabalho em comédia através de vários meios de expressão: teatro, televisão e, mais recentemente, stand-up.
 

Sem comentários: